Maria do Céu no Universo do Maracambuco Homenagem 2022
Desde 2005 a Nação Maracambuco escolhe ícones, personalidades e pessoas importantes da cidade de Olinda e do estado que tem contribuído com história cultural, politica e cidadania onde o grupo possa homenagear e associar a sua marca, a cada ano em seus desfiles no período do carnaval e suas atividades durante o ano.
Palavras do Mestre Nilo presidente do Maracambuco:
Então em 2018 foi a vez da nossa querida madrinha e amiga doutora Graça Fonseca pessoa querida por todos nós e que não mede esforços para nos ajudar.
Um carnaval é pouco para agradecer todo empenho e dedicação à cidade de Olinda que a Doutora Graça advogada e Ex. Vereadora de Olinda dispensa comentários.
Em 2020 por conta da pandemia e a paralisação das atividades culturais e não a realização do Carnaval o Maracambuco realizou um trabalho interno de solidariedade em buscar iniciativas para ajudar seus componentes e familiares em um momento de muitas dificuldades que a pandemia trouxe.
Para 2022 a Nação Maracambuco faz uma justa homenagem a empresaria Maria do Céu Mãe, psicóloga, produtora cultural, militante LGBTI+ de Pernambuco.
Daquelas pernambucanas fortes e arretadas. Engajada com movimentos sociais e culturais há mais de 25 anos, aprendeu que deveria estar disposta a lutar muito em busca de seus ideais e uma sociedade mais igualitária para todos. Esta é Maria do Céu, recifense, divorciada, pisciana, feminista, mãe de cinco filhos e avó. Profissionalmente, Maria sempre atuou como produtora cultural e empreendedora da noite LGBTI+. É ela o nome por trás do sucesso do Grupo Metrópole, um dos templos da diversidade e da luta pelos direitos humanos no Nordeste. Psicóloga de formação, fundou em 2009 o Instituto Boa Vista, ONG que desenvolve projetos para 60+ e cidadania LGBTI+, dando todo suporte jurídico e psicológico à comunidade homo e trans do estado, além de desenvolver campanhas contra a homofobia, DSTs e conscientização do público.
Maria foi representante do Ministério da Cultura no Nordeste por dois anos e membro do Conselho de Direitos Humanos do Recife e coordenadora do programa Diversidade do Partido Popular Socialista (PPS). Esta é Maria do Céu, que exalta o papel da mulher na sociedade, a economia criativa, a sustentabilidade, o empreendedorismo, saúde, cultura e educação. É Maria da diversidade, que combate o machismo, a LGBTfobia e a intolerância religiosa.
Segue a baixo o histórico de homenageados do Maracambuco dês de 2005:
2005 – Luiz Gonzaga
2006 – Leda Alves
2007 – Alceu Valença
2008 – Bianka Carvalho
2009 – Wellington Pimentel
2010 – Romero Britto
2011 – Luciana Santos
2012 – Bandeira de Pernambuco
2013 – Auristela Freire e Luciene Loyce
2014 – Bernardo Mesquita
2015 – Gilberto Sobral
2016 – Taciana Martins
2017 – Erison Chagas e Karla Nascimento
2018 – Dra. Graça Fonseca
2019 – Beto Kelner
2022 – Maria do Céu