Carnaval 2013: Auristela Freire Dantas, nossa homenageada

auristela

Homenagear uma pessoa é uma forma de, muitas vezes, agradecer algo que se recebe ou simplesmente reconhecer o valor que essa pessoa tem para aquele indivíduo que está lhe prestando a homenagem.

Ao longo de nossos 20 anos a Nação Maracambuco rendeu homenagens a pessoas que dedicaram um pouco do seu tempo para vestir a nossa camisa, abraçar nossa causa, dizer que estão com a gente, que não estamos sozinhos.

Sem a mínima intenção de tirar os méritos de nossos homenageados de carnavais anteriores, queremos falar um pouco sobre Auristela Freire Dantas, a grande homenageada do Maracambuco nesse ano de 2013.

Comemoração pela passagem do aniversário de Auristela Freire Dantas. Foto: Clécio Bernardo.

Uma mulher que vive cultura, uma pessoa que sempre defendeu o nome do Maracambuco dentro e fora de Olinda. Auristela nasceu em 17 de janeiro de 1940 na cidade do Paulista, estado de Pernambuco. Filha de Júlia Freire Dantas e João Dantas Pereira, Auristela é formada em Direito, funcionária pública e passou por várias gestões de vários prefeitos em Olinda; de Germano Coelho até o atual Prefeito Renildo Calheiros. Auristela Freire fez tanto pela cidade de Olinda que recebeu o Título de Cidadã Olindense.

Na gestão da ex-prefeita Jacilda Urquisa, Auristela foi coordenadora do Carnaval na cidade de Olinda. Auristela Freire, dentre outras atividades e iniciativas importantes, é a responsável pela implantação da decoração do Carnaval de Olinda utilizando fitas coloridas, uma marca registrada do nosso Carnaval. Nós poderíamos falar muito mais sobre a nossa grande e ilustre homenageada, mas vamos encerrando por aqui e convidamos todos a conhecê-la pessoalmente em nossas apresentações durante a folia de momo.

Confira o PodCast da entrevista com Auristela Freire Dantas.

 

Por Clécio Bernardo.