Carnaval 2013: Maracambuco e outras nove nações de maracatus participam da Noite Para Os Tambores Silenciosos de Olinda

destacada

Na noite da próxima segunda-feira 4, o Sítio Histórico de Olinda vai receber a IX Noite Para Os Tambores Silenciosos de Olinda. O evento é uma das celebrações espirituais mais importantes para as 10 nações de maracatus participantes.

A concentração acontece a partir das 18h nos Quatro Cantos de Olinda e segue em cortejo pela Rua do Bonfim, Largo do Amparo, Estrada do Bonsucesso até a frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Todas as nações de maracatus de baque virado se encontram no Pátio da Igreja e, a meia noite, uma grande celebração religiosa é feita em memória dos ancestrais que foram escravizados.

Chegada na Igreja do Rosário dos Homens Pretos, um dos momentos mais especiais durante a Noite Para Os Tambores Silenciosos de Olinda. Foto: Arquivo/Maracambuco.

“Para a nação do Maracambuco é muito importante por se tratar de um evento de cunho religioso e, além disso, serve para mostrar a todos a particularidade de cada nação”, disse Nilo Oliveira, presidente do Maracatu Nação Maracambuco.

De acordo com Weverson Oliveira, 19 anos, batuqueiro do Maracambuco, existe uma energia muito positiva na Noite Para Os Tambores Silenciosos de Olinda. “ É sentir o prazer de representar uma nação e mostrar o trabalho que foi realizado durante todo o ano”, enfatizou.

Além do Maracatu Nação Maracambuco, participam do evento os grupos: Maracatu Nação Leão coroado, Maracatu Nação Camaleão, Maracatu Nação Badia, Maracatu Nação Axé da Lua, Maracatu Nação Luanda, Maracatu Nação Pernambuco, Maracatu Nação Estrela de Olinda, Maracatu Nação Tigre e o Maracatu Nação Aurora Africana.

Veja mais fotos aqui.

Por Clécio Bernardo

Fotos: Arquivo/Maracambuco