Tambores Silenciosos: Maracambuco faz cortejo para homenagear seus ancestrais

destacada

A XI Noite Para Os Tambores Silenciosos de Olinda contou com a participação de dez nações de maracatu. Com muita graça e encanto, a Nação do Maracambuco, mais uma vez, levou o público presente ao delírio. O evento também marcou a apresentação do novo figurino da nação de Iemanjá.

Muitos turistas aproveitaram para registrar o momento tirando fotos com integrantes do Maracambuco. O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, também marcou presença no cortejo e fez questão de registrar esse momento ao lado de Nilo Oliveira, presidente do Maracatu Nação Maracambuco.

Ainda nos Quatro Cantos de Olinda o Maracambuco cantou algumas loas para os Orixás o que, mais uma vez, arrancou aplausos de turistas e olindenses.

Novo figurino dos batuqueiros foi apresentado durante o Cortejo na Noite Para Os Tambores Silenciosos de Olinda. Foto: João Silva.

Em cortejo, todas as nações seguiram dos Quatro Cantos de Olinda, passando pela Rua do Bonfim, Largo do Amparo, Estrada do Bonsucesso e finalizando na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, local de encontro de todas as Nações participantes.

O momento mais esperado da noite aconteceu quando o relógio marcava 0h. Por volta da meia noite teve início a cerimônia e todos os tambores das dez nações presentes silenciaram em respeito aos antepassados. Pombas brancas foram soltas e pedidos de paz foram feitos. Todo o culto foi ministrado em Ioruba pelo presidente do Maracatu Nação Leão Coroado, mestre Afonso.

 

Por João Silva e Clécio Bernardo

Fotos: João Silva

2 Responses to Tambores Silenciosos: Maracambuco faz cortejo para homenagear seus ancestrais

  1. Ninha disse:

    Tenho certeza que foi maravilhoso parabéns Maracatu Maracambuco curto muitooooo vcs .

  2. nilo disse:

    Obrigado amiga seja sempre bem vinda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>