Tambores Silenciosos: Maracambuco faz cortejo para homenagear seus ancestrais
A XI Noite Para Os Tambores Silenciosos de Olinda contou com a participação de dez nações de maracatu. Com muita graça e encanto, a Nação do Maracambuco, mais uma vez, levou o público presente ao delírio. O evento também marcou a apresentação do novo figurino da nação de Iemanjá.
Muitos turistas aproveitaram para registrar o momento tirando fotos com integrantes do Maracambuco. O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, também marcou presença no cortejo e fez questão de registrar esse momento ao lado de Nilo Oliveira, presidente do Maracatu Nação Maracambuco.
Ainda nos Quatro Cantos de Olinda o Maracambuco cantou algumas loas para os Orixás o que, mais uma vez, arrancou aplausos de turistas e olindenses.
Em cortejo, todas as nações seguiram dos Quatro Cantos de Olinda, passando pela Rua do Bonfim, Largo do Amparo, Estrada do Bonsucesso e finalizando na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, local de encontro de todas as Nações participantes.
O momento mais esperado da noite aconteceu quando o relógio marcava 0h. Por volta da meia noite teve início a cerimônia e todos os tambores das dez nações presentes silenciaram em respeito aos antepassados. Pombas brancas foram soltas e pedidos de paz foram feitos. Todo o culto foi ministrado em Ioruba pelo presidente do Maracatu Nação Leão Coroado, mestre Afonso.
Por João Silva e Clécio Bernardo
Fotos: João Silva