Currículo do Mestre Nilo do Maracambuco

WhatsApp Image 2025-04-14 at 10.54.23

 

Artista e Arte-educador, fundador do Maracambuco Fã Clube Batuque da Nação, fã clube do Maracatu Nação Pernambuco, desenvolveu projetos culturais para divulgação do trabalho do Maracatu Nação PE, como A Turma da Mônica na onda do Maracatu, projeto que teve a autorização de Maurício de Sousa para usar imagens da Turma da Mônica em Camisas que tinha a venda revertida para o projeto Semente da Nação.
Em 1993, como presidente do Maracambuco, o transformou em um grupo de Maracatu Nação de Baque Virado, que nasceu com o intuito de divulgar, promover e preservar a cultura do Maracatu.
Montou uma sede junto com a diretoria. Abriu as portas para a comunidade onde desenvolve projetos sócio-culturais durante o ano inteiro. A sede localizada na Avenida Presidente Kennedy, oferece oficinas de percussão e dança para crianças e adolescentes dos bairros de Vila Popular, Peixinhos e Jardim Brasil.
Como responsável pela Produção Artística e Marketing do grupo Maracambuco participou: das comemorações dos 500 anos do Brasil em Salvador/BA – 2000; produção artística do Espetáculo Ogans de Iemanjá – 2001; III Fenneart; Festival de Inverno de Garanhuns; ABAV; Projetos Amigos da Escola e Criança Esperança da Rede Globo; Verão Vivo da TV Bandeirantes; Carnavais do Recife, Olinda, Cabo, Nazaré da Mata, Itamaracá, Porto de Galinhas, Surubim, Paudalho; Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda; Feira da Música – Fortaleza/CE; Lonas Culturais – Rio de Janeiro/RJ; 1ª Capital Brasileira da Cultura; Participação no Programa Mais Você de Ana Maria Braga; Projeto Destins Nordestins – Paris/FR; Gravação do 1º DVD do Maracambuco – Carnaval 2007; Gravação para Novela Duas Caras da Rede Globo, Festival Pernambuco Nação Cultura 2010/2011, Flaac 2012. Também foi responsável pela produção artística dos projetos Folclore na Vila; Tambores e Magia dos Orixás; Leda Alves nas Ondas do Maracambuco; Batuques do Maracambuco entre outros.
E sob seu comando do Grupo recebeu no final de 2007 o Prêmio de Culturas Populares, e em 2008 foi mais uma vez uma das instituições habilitada pelo Ministério da Cultura a receber o prêmio. Em 2013 recebeu a Ordem do Mérito Cultural. No Carnaval de 2014 foi um dos homenageados da Cidade de Olinda/PE. Em 2015 o Grupo recebeu o Troféu
Abebé de Prata Mãe Dadá pela preservação da cultura Afrodescendente. O grupo recebeu por três anos consecutivos o Troféu Cabeça de Galo como melhor show de palco de maracatu no carnaval de Olinda.
Pelo trabalho que desenvolveu durante todos esses anos recebeu o Título de Cidadão de Olinda concedido pela Câmara de Vereadores, com projeto de autoria do Vereador Dr. Mauro Fonseca. E em 2013 recebeu a Medalha Aloísio Magalhães indicado pela Vereadora Graça Fonseca.
Em 2020/2021 foi personagem do Curta Metragem Minha Nação, projeto fruto do apoio da FUNDARPE através da Lei Aldir Blanc I. E em 2022 contou um pouco do trabalho no Curta Saberes Tradicionais e da Cultura Popular: Maracambuco. Segue desenvolvendo as atividades de fruição do Maracambuco e na comunicação da AMO – Associação dos Maracatus de Olinda.