Carnaval 2013: Show do Maracambuco e Luciene Loyce marcam a última noite no Portal do Maracatu

destacada

Nem parecia o último dia de Carnaval de Olinda; milhares de pessoas compareceram ao Portal do Maracatu na noite da última terça-feira 12, para conferir a apresentação do Maracatu Nação Maracambuco no palco montado na frente do Mercado Eufrásio Barbosa, bairro do Varadouro, zona central da cidade. Na abertura, saudações aos 12 Orixás da nação de Iemanjá.

Depois de levar o terreiro ao palco, o Maracambuco apresentou seus percussionistas e, para delírio do público presente, Nilo Oliveira, presidente da nação do Maracatu, convidou Luciene Loyce para subir ao palco e dividir o mesmo com o grupo.

Momento da homenagem ao grande ícone da cultura pernambucana; Chico Science. O batuqueiro Thiago Gonçalves se "vestiu" de Chico. Foto: João Silva.

“O som do atabaque me chama, agogô já fez a marcação, alfaia tocou, tremeu terra, xequerê deu sinal pra nação. Timbal já estava esperando, sabendo que eu ia chegar, sou Maracambuco meu povo e agora cheguei pra ficar, ao som dos tambores sagrados…” Os batuqueiros e o público presente foram ao delírio quando Luciene Loyce, nossa homenageada do show de palco do Carnaval 2013, cantou os primeiros versos da música ’’O Som do Atabaque”.

Durante todo o show Nilo Oliveira e Luciene Loyce contagiaram o público. Hora em dueto, hora cada um fazia uma música solo. Ninguém ficou parado no Portal do Maracatu, Olinda ferveu ao som do Maracambuco que também teve seu momento de homenagear outro ícone da cultura pernambucana; Chico Science.

Trajado com chapéu de palha e óculos escuro, o jovem Thiago Gonçalves cantou algumas músicas do pai do Movimento Mangue Beat. As pessoas foram à loucura e tiraram os pés do chão. Sem sombra de dúvidas o show “Santos, Rainhas e Leões” entrou não apenas para a história do Maracambuco, mas para a história dos carnavais de Olinda.

Veja mais fotos aqui.

http://www.youtube.com/watch?v=5LgXH0QtUlg&feature=youtu.be

Por João Silva e Clécio Bernardo

Fotos: João Silva

Imagens: Marianne Queiroz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>