Maracambuco recebe a maior honraria da cultura brasileira

omc

Foi anunciado na manhã desta segunda-feira (21), pelo  Ministério da Cultura (Minc), o nome do Maracatu Nação Maracambuco como um dos premiados com a  Ordem do Mérito Cultural 2013. De acordo com a organização da OMC, este ano o número de propostas para concorrer ao prêmio chegou a 257 inscritos, mas apenas 37 foram contemplados.

Desde sua criação, em 1995, mais de 500 personalidades foram agraciadas nas três classes da Ordem do Mérito Cultural e 60 instituições receberam a medalha sem grau de classe. O Maracambuco passa a fazer parte do quadro de premiados com a maior honraria da cultura brasileira, que conta com nomes como Celso Furtado, Lúcio Costa, Ariano Suassuna, Cesária Évora, Zuzu Angel, Vinícius de Moraes, Nelson Rodrigues, Clarice Lispector e Academia Brasileira de Letras, entre outras.

“Foram vinte anos de trabalho, cinco anos tentando, muitos projetos sociais, muita dedicação à cultura pernambucana, muitos altos e baixos, mas conseguimos. A OMC 2013 é do Maracambuco”, comemora o presidente do grupo, Nilo Oliveira.

Agora é hora de arrumar as malas e seguir para São Paulo, local de entrega da premiação da OMC 2013. O Maracambuco, que completou 20 anos em junho de 2013, é apenas um dos grupos agraciados com a Ordem e que deve se encontrar com a presidente da República Dilma Rousseff, no Ibirapuera, na cidade de São Paulo, no próximo 5 de novembro, Dia Nacional Da Cultura.

A Ordem do Mérito Cultural foi instituída pelo art. 34 da Lei n.º 8.313, de 23 de dezembro de 1991, e regulamentada pelo Decreto n.º 1.711, de 22 de novembro de 1995. Neste ano os homenageados da OMC serão a artista Tomie Ohtake e o arquiteto Oscar Niemeyer.

 

Por Clécio Bernardo

Imagem: Divulgação/OMC