OMC 2013: Uma noite histórica para o Maracatu Nação Maracambuco

GEDC6179

A cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural 2013 aconteceu na noite da última terça-feira (5), Dia Nacional da Cultura e, para felicidade de todos os pernambucanos, entre os agraciados com a maior comenda da cultura do Brasil está o Maracambuco.

Em seu discurso, a Ministra da Cultura Marta Suplicy falou sobre a importância da Ordem do Mérito Cultural para grupos e pessoas ligadas à cultura. “É o evento mais importante do ministério da cultura porque é onde nós reconhecemos e valorizamos as pessoas que ajudam a preservar, renovar, difundir a nossa cultura”, disse.

Além da Ministra Marta Suplicy, que também é chanceler e presidenta do conselho da OMC, a entrega da Ordem do Mérito Cultural 2013 foi feita ainda pelos Secretários de Cultura do Estado e do Município de São Paulo, Marcelo Araújo e Juca Ferreira, representando o Governador Geraldo Alckmin e o Prefeito Fernando Haddad.

A Ministra da Cultura Marta Suplicy entregando a Ordem do Mérito Cultural 2013 ao presidente do Maracambuco, Nilo Oliveira. Foto: Clécio Bernardo.

Artistas renomados e pessoas ainda pouco conhecidas dividiam o mesmo espaço no palco do Auditório do Ibirapuera enquanto esperavam a hora da premiação. Nomes como Antônio Abujamra, Antônio Fagundes, Bárbara Paz, Cacá Diegues, Erasmo Carlos, Lucy Barreto, Naná Vasconcelos, Maria Adelaide Amaral e Sérgio Mamberti entre outros, aguardavam o grande momento de consagração cultural. Em meio a todos esses ícones da cultura nacional estava o presidente do Maracatu Nação Maracambuco, Nilo Oliveira, representando não apenas o Maracambuco, mas todas as nações de maracatus de baque virado de Pernambuco.

“É a mais importante premiação de nossa cultura. A OMC representa o início de uma nova história para o Maracambuco e vai mudar muita coisa. Muda a questão da visibilidade, a questão do apoio e a visão dos próprios governantes. Eles viram aonde o grupo chegou e sabem que não é qualquer um que recebe a Ordem do Mérito Cultural”, desabafa.

A 19ª edição da Ordem do Mérito Cultural teve como homenageados a artista Tomie Ohtake e Oscar Niemeyr (in memoriam).

 

Por Clécio Bernardo