Maracambuco já tem seu homenageado do Carnaval de 2015

gilberto

Gilberto Sobral Magalhães, este é o nome do nosso homenageado do Carnaval de 2015

Educador, produtor cultural e apresentador de rádio e TV, nasceu na cidade do Recife, no bairro do Hipódromo. Quinto e último filho de Gilvandro Mafra Magalhães e Célia Maria Sobral Magalhães, irmão de Gilvandro Filho, Gilcélia, Gilson e Gilca, aos seis meses de idade mudou com a família para a Olinda. Estudou a vida inteira em Olinda, em sua grande maioria no Colégio de São Bento. Com apenas 18 anos de idade ingressou no Colégio Dom Bosco de Olinda em Jardim Atlântico, onde durante 11 anos coordenou o Departamento de Esportes e Atividades Culturais, criando o Bloco Carnavalesco Dom Bosco de Olinda, editou o Jornal Juventude.

Em 1996 criou junto com Pedro Mendes o festival Rock na Praça. Nos anos de 1996 a 2001, foi produtor associado do Abril Pro Rock. Também fez parte da produção do Soul do Mangue, PE no Rock, Hang Loose. Em 2001 assumiu a Diretoria de Cultura de Olinda, tendo sido o responsável pela coordenação do carnaval naquele ano e em 2002. Sua gestão foi marcada por uma forte ação em defesa do desfile das agremiações e contra a invasão do som eletrônico e pela valorização do carnaval de Olinda enquanto produto turístico e cultural, viabilizando um aumento significativo do apoio da iniciativa privada no financiamento da festa. Foi também durante sua gestão à frente da Diretoria de Cultura que foi criado o “Arte em Toda Parte”, resgatado o Festival de Violeiros, oficializado o Réveillon na orla e realizado o I Seminário de Cultura Popular de Olinda. Por esse trabalho recebeu diversos Votos de Aplausos da Câmara de Vereadores e várias homenagens de agremiações e entidades carnavalescas, como o Troféu Amigo da Cultura, ofertado pela ONG Veredas em 2002.

Gilberto Sobral com Carine Sousa e Nilo Oliveira após a cerimônia de entrega da OMC 2013, em São Paulo. Foto: Clécio Bernardo.

Pelo resgate do carnaval de Olinda proferiu palestras na Fundação Gilberto Freyre, no Gracc e no seminário “Folia de Rua” em João Pessoa, a convite da EMBRATUR. Profundamente ligado à cultura do nosso estado, criou em 2008 o Programa Papo de Boteco, que é exibido até hoje aos sábados pela TV NOVA/CULTURA Canal 22. O Papo de Boteco é um espaço onde os artistas e grupos levam aos telespectadores sua vivência, seu trabalho e sua luta para preservar as manifestações culturais do estado. Sempre dá ênfase aos grupos e artistas olindenses. Retornando a Olinda em 2009. Em 2013 acompanhou o Maracambuco na Cerimônia de Entrega da Ordem do Mérito Cultural concedido pelo MinC como representante da Cidade de Olinda.

 

Por Maracambuco

Foto: Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>