Maracambuco é homenageado com o Troféu Mãe Dadá 2015

11291783_10205855595583380_1626090412_n

No último dia 12 de maio, o teatro de Santa Izabel foi palco para a cerimônia de entrega da premiação do Troféu Abebé de Prata Mãe Dadá, que é considerado como o maior evento de reconhecimento e valorização da cultura afro.

Dentre os homenageados, o Maracatu Nação Maracambuco foi um dos grupos que recebeu a honraria que é concedida pela Entidade Afro Cultural Abassá Omim Axé de Dandalunda, como forma de premiar e reconhecer o esforço empregado na transmissão de conhecimentos, na divulgação e dignificação das religiões de matriz africana.

Mãe Dadá

O nome Abebé de Prata Mãe Dadá foi dado ao troféu em homenagem a Maria do Socorro da Silva (Mãe Dadá), uma grande Mameto ria Nkisi, Sacerdotisa do Candomblé de Nação Angola, do Abassá Omin Axé de Dandalunda. Que mesmo sob perseguição e indo de encontro a educação religiosa da época, sentiu-se obrigada a afastar-se de sua família para abraçar o Candomblé mantendo vivas as raízes da Nação Angola e tornando-se exemplo de fé, perseverança, resistência e amor aos Jinkisi (Orixás) e aos seus filhos de santo.

 

Por Maracambuco