Maracambuco: uma história de luta, sucesso e muitos prêmios

captura-de-tela-inteira-06112013-211228-bmp

Quando começamos, há 23 anos, nem nós mesmos imaginávamos a proporção que o nosso trabalho tomaria. Nós sabíamos que teríamos muitos desafios pela frente, que nada seria fácil, sabíamos que o caminho era longo e cheio de altos e baixos. De um simples fã clube, nos transformamos num dos maiores representantes do maracatu de baque virado do Estado de Pernambuco.

Quem diria que no ano de 2007 o nosso Presidente, Marcionilo Oliveira, receberia o título de cidadão olindense e que o Maracambuco ganharia do Ministério da Cultura o Prêmio de Culturas Populares? A gente não imagina que no ano de 2013 Nilo Oliveira fosse contemplado com a Medalha Aloísio Magalhães, maior condecoração concedida pela Câmara de Vereadores de Olinda.

Ainda em 2013, também na Casa Bernardo Vieira de Melo, o Maracambuco ganhou o Troféu Cabeça de Galo, o Oscar da Cultura Popular, prêmio que voltamos a receber nos anos de 2014, 2015 e 2016. Pois é, somos tetra!

O ano de 2013 ainda nos reservava outra grande surpresa; fomos contemplados com a maior horaria concedida pelo Ministério da Cultura, ganhamos a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, OMC 2013, prêmio máximo da cultura brasileira. Devido a premiação do Governo Federal, no ano seguinte, em 2014, o Maracambuco foi um dos homenageados do Carnaval de Olinda.

Já no início de 2015 a gente recebeu o Troféu Mãe Dadá, uma honra para o Maracambuco, uma satisfação enorme ao entrarmos no Teatro de Santa Isabel para receber esse importante reconhecimento pelo nosso trabalho.

 

Por Maracambuco